domingo, 9 de junho de 2013

Verbos irregulares terminados em -EAR

Prof. Diógenes Afonso

Uso dois programas de computador chamados, respectivamente, IObit Malware Fighter e Advanced SystemCare. O primeiro programa tem como atribuição, segundo seus idealizadores, eliminar arquivos "espiões" que possam colocar em perigo a segurança de dados do internauta; já o segundo pretende ser, além de um "removedor" de arquivos "espiões", uma espécie de programa que torna o computador mais leve e mais ágil. Até agora não tenho do que reclamar. Entretanto, observando a tradução do inglês para o português da palavra "escanear" [reproduzir digitalmente - texto e imagens diversas - por meio de um escâner], notei desvios quanto à ortografia oficial da referida palavra. Vejam imagem abaixo:


Como se pôde perceber, as duas ocorrências da palavra "escanear" não se encontram de acordo com a ortografia oficial: na primeira - no canto da imagem - temos "escanIar"; na segunda, vê-se o uso inadequado do acento circunflexo: escÂneia".

A ortografia oficial estabelece que a grafia da palavra é com "E" ["escanEar"] e que a forma verbal da terceira pessoa do singular do presente do indicativo deva ser sem acento circunflexo.

Vale ainda ressaltar que "escanear" pertence ao grupo dos verbos irregulares terminados em -EAR. Este grupo de verbos deve ser conjugado como o verbo RECEAR, por exemplo:


No PRESENTE DO INDICATIVO, as três primeiras pessoas do singular - eu, tu, ele[a] - recebem um -I-: ESCANEIO, ESCANEIAS, ESCANEIA. O mesmo ocorre com a terceira pessoa do plural - eles[as]: ESCANEIAM.

Os tempos e modos derivados do presente do indicativo possuem a mesma alteração:

PRESENTE DO SUBJUNTIVO: que eu ESCANEIE, que tu ESCANEIES, que ele[a] ESCANEIE; que eles[as] ESCANEIEM;

IMPERATIVO AFIRMATIVO: ESCANEIE [você]; ESCANEIEM [vocês];

IMPERATIVO NEGATIVO: segue a mesma orientação para o PRESENTE DO SUBJUNTIVO.

Lembre-se: todos os verbos terminados em -EAR seguem o modelo acima.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...