quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Questão Proposta: Ambiguidade


Olá, pessoal! Vamos ao ponto?

QUESTÃO:

[Ministério da Educação - UFPEL - 2015 - Médico] - Considerando ainda a temática do texto anterior, analise a seguinte frase: “A equipe de resgate viu a queda do avião do alto do penhasco". Assim que a lemos, percebemos que é possível depreender dela mais de um sentido; ou seja, seu sentido é ambíguo. Vejamos algumas possibilidades de interpretação a partir do que está escrito:

I) A equipe de resgate estava no alto do penhasco e de lá assistiu à queda do avião.
II) A equipe de resgate escalou um penhasco com equipamentos de alpinismo para ver o avião.
III) A equipe de resgate viu um avião que estava no alto de um penhasco despencar no abismo.
IV) O avião que caiu foi encontrado por uma equipe de resgate que subiu num penhasco.

Estão corretas

a) I e IV, apenas.
b) I e III, apenas.
c) I, II e III, apenas.
d) II, III e IV, apenas.
e) II e IV, apenas.

Comentários:

Como já dito aqui, a ambiguidade é um fenômeno semântico que abre dois caminhos: o da falha e o do uso consciente na construção da mensagem. A falha produz um sentido a mais e não desejado pelo emissor, enquanto que o manejo consciente da ambiguidade produz efeitos de sentidos a partir daquilo que o emissor pretende verbalizar ou não verbalizar [em se tratando da ambiguidade em textos não verbais*].

As possibilidades interpretativas que se aproximam do que se encontra em “A equipe de resgate viu a queda do avião do alto do penhasco" estão na letra B do enunciado proposto.

Vale dizer que a mensagem que serve de apoio para as alternativas revela uma falha de construção, daí a dupla interpretação presente em I e em III.

* Sobre ambiguidade em textos não verbais, consultar artigo "Ambiguidade: para além do texto verbal" [http://profdiafonsoeducacional.blogspot.com.br/…/ambiguidad…].

Prof. DiAfonso

Acesse e curta PORTUGUÊS NO PONTO.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...